Português
Inglês
Espanhol
Fone 0300 140 2000     Contato     A+

Itagres Revestimentos Cerâmicos

Grupo:

Itagres Porcellanati

Produto

Ambiente

Home » Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Palavra Chave:

O que é Absorção de Água?

  • Absorção de água indica o nível de porosidade de uma peça cerâmica. Quanto menor a porosidade de uma peça cerâmica, menor a quantidade de água que ela absorve, consequentemente maior é a sua resistência mecânica e melhores serão as suas características técnicas. Os revestimentos cerâmicos são classificados de acordo com sua absorção de água, respeitando a Norma NBR 13817.

O que é Resistência à Abrasão Superficial?

  • É o desgaste causado pela abrasão em função do atrito dos solados do sapatos ou pneus, com sujeiras abrasivas - como areia e terra, etc... - sobre a superfície esmaltada da peça cerâmica.

    Este desgaste, com o tempo, pode se tornar tão evidente a ponto de alterar completamente as características do esmalte, formando caminhos. A resistência à abrasão é muito importante para pisos onde existe a circulação de pessoas e veículos. Para paredes não é importante, já que o revestimento cerâmico não sofrerá solicitação desta natureza. Resistência à Abrasão Superficial é popularmente chamada de PEI.

O que significa PEI?

  • PEI é a sigla do nome do instituto que criou o método de ensaio de Resistência à Abrasão Superficial: Porcelain Enamel Institute.

O que é Resistência à Abrasão Profunda?

  • É o método de ensaio utilizado para verificar a resistência à abrasão de peças cerâmicas não esmaltadas – um exemplo é o Porcellanato Técnico. Neste método coloca-se a peça de encontro com um disco rotativo de aço a uma velocidade constante, escoando entre a peça e o disco, um pó fino de alumina para provocar o desgaste da peça. A quantidade de material removido da peça será parâmetro para a avaliação da Abrasão Profunda.

O que é Resistência ao Risco - MOHS?

  • Indica a dureza de um esmalte cerâmico. Um material deixará um risco em outro quando apresentar uma dureza maior. Para que um revestimento não seja riscado por materiais presentes no ambiente, seu esmalte deve ter uma dureza superior a estes materiais.

    Esta característica é muito importante para ambientes em contato com o ambiente externo.

    Ex.: A areia de praia é composta basicamente de quartzo, portanto, na sua presença, é desaconselhável utilizar revestimentos com MOHS inferior a 7.

O que é Resistência a Manchas?

  • Esta característica indica a facilidade de limpeza de um revestimento cerâmico. Está relacionada ao tipo de esmalte utilizado.

    A Norma NBR 13.817/1997, baseada na ISO 13.006/1995, classifica os revestimentos cerâmicos de acordo com a sua facilidade de limpeza.

O que é Expansão por Umidade - EPU?

  • As peças cerâmicas porosas absorvem água - hidratação. Com o passar do tempo, esta água absorvida, sofre um aumento de volume - expansão. Ao absorver água e expandir seu volume, a peça cerâmica tende a descolar da argamassa.

    As placas cerâmicas da Itagres, esmaltadas ou não, tem expansão por umidade praticamente nula, ou seja, próxima a zero, não contribuindo para os descolamentos das mesmas quando são corretamente assentadas.

Produtos brilhantes podem riscar?

  • Revestimentos cerâmicos de superfície brilhante como os porcelanatos polidos e gres polidos, são suscetíveis a riscos, necessitando portanto de cuidados especiais, ou seja, proteção durante a etapa de assentamento, mantendo a obra sempre limpa, livre de materiais abrasivos e a correta manutenção diária, removendo resíduos abrasivos que são arrastados para o ambiente através dos solados dos sapatos. O uso de capachos e tapetes nas entradas auxilia na prevenção. Lembramos que existe uma especificação de produto para cada tipo de ambiente.

Mostrando 1 - 8 de 28 registros

Itagres Revestimentos Cerâmicos
Endereço
Rodovia BR 101 Km 341
São Cristóvão - Tubarão - SC

Telefones:
Contato
0300 140 2000 / Fax 0300 140 2020
Fábrica: +55 (48) 3631 2000

© 2014 - Todos os direitos reservados - Itagres Revestimentos Cerâmicos